Buscar
  • Carlos Alberto Borgneth

DIVIDIR PRA MULTIPLICAR !

Nada como uma crise pra incentivar a criatividade e reduzir as vaidades...

Dentre tantas más e preocupantes notícias que tanto nos têm assolado nestes últimos tempos tenho o prazer de divulgar uma excelente boa nova!

Espero, sinceramente, que ela contribua positivamente para as reflexões que você, como todos os brasileiros conscientes e responsáveis, está fazendo sobre suas perspectivas pessoais e profissionais.

Bem... chega de “muita conversinha” e vamos aos fatos! :)

Nesta segunda semana de março concluímos a verificação dos resultados extremamente positivos de um novo formato de consultoria em vendas que vimos desenvolvendo desde o mês de julho de 2015.

Em resumo: coordenamos o compartilhamento dos esforços comerciais de 8 empresas, distribuídas em 3 conjuntos, todas evidentemente não concorrentes entre si, que possuíam e possuem prospects e clientes em comum.

Cada conjunto atuava e atua em um segmento específico de mercado.

Mais detalhadamente... o que fizemos?

Identificamos os pontos mais fortes do relacionamento comercial de cada empresa de cada conjunto em seu respectivo segmento de atuação, definimos “quem venderia quais produtos/serviços, pra quem venderia, como deveria fazer isso e qual seria a remuneração variável sobre as vendas concretizadas”, orientamos e treinamos as equipes de vendas para bem praticar os ajustes das alterações de seu novo escopo de atuação, monitoramos as ações, controlamos os resultados e coordenamos as necessárias (poucas!) adaptações e “correções de rumo”.

Os resultados? Foram mais do que excelentes!

Nestes primeiros 6 meses de funcionamento pleno nosso modelo de compartilhamento comercial proporcionou para as 8 empresas envolvidas no “experimento” uma média geral de melhorias 50% acima das expectativas mais otimistas em relação a redução dos custos fixos de vendas, elevação do valor das vendas e do nível de lucratividade os negócios fechados!

Os aspectos mais trabalhosos de todo o processo se referiram à necessidade de quebrarmos determinados paradigmas, saber contornar algumas humanamente aceitáveis vaidades e certas compreensíveis posturas de insegurança do tipo “Não! Não mesmo! Vão roubar meus clientes!”.

A virtuosa solução veio através da assinatura de um detalhado NDA (“Non-disclosure agreement”) com cada uma das 8 empresas participantes.

Nada aconteceu diferentemente do que já imaginávamos ter que enfrentar. Principalmente porque decidimos, desde o início, submeter a ideia a um teste muito árduo: oferecer o formato de compartilhamento justamente para empresas atuantes em segmentos considerados como bastante tradicionais e muito conservadores em suas posturas comerciais.

Hoje, com a positiva resposta do “teste”, estamos muito seguros e otimistas em poder contar e oferecer essa excelente alternativa operacional para quaisquer outros segmentos de atividades industriais, comerciais e de serviços.

Que tal? Entre em contato. Gostaríamos de receber suas críticas, sugestões e, quem sabe, pedidos por mais detalhes.

Um abraço,

Carlos Alberto Borgneth

prospecta@prospectaconsultores.com.br

www.prospectaconsultores.com.br

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Provou... gostou... comprou!

“Tenho certeza de que a sua equipe de vendas vai gostar...” Você, enquanto assiste TV, é várias vezes convidado a fazer o test drive de um carro. Tem até marca que afirma que você vai comprar o veícul